
Tudo sobre o IGTV do Instagram: o que é, como usar, o que publicar e boas práticas
O IGTV é um dos aplicativos mais utilizados do momento por aqueles que gostam de compartilhar vídeos. Mas, muitos têm dúvidas sobre como ele funciona. Para ajudar nisso, aqui vão as principais coisas que você deve saber.
O que é o IGTV?
O IGTV é um aplicativo criado pelo Instagram que ajuda no compartilhamento de vídeos gravados na vertical com até 15 minutos de duração e em alta qualidade. Ele foi lançado em 2018, mas já passou por diversas atualizações com novas funcionalidades.
Para acessá-lo, basta usar a conta que já existe do próprio Instagram. Além do aplicativo, os vídeos também podem ser vistos na plataforma da rede social através do ícone de TV ao lado do direct.
Ele foi criado para concorrer diretamente com o YouTube, e se tornar um aplicativo de alcance global. O IGTV possui uma interface que liga usuários com os criadores de conteúdo de que mais gostam, melhorando a interatividade.
Como usar o IGTV
O aplicativo do IGTV pode ser baixado por qualquer usuário do Instagram que tenha um smartphone com sistema iOS ou Android. Ele permite fazer interações através das curtidas, dos comentários e compartilhamento dos vídeos.
Uma de suas diferenças em relação à plataforma do Instagram é que os vídeos não passam por edições de corte ou filtros. Ele também não abre a câmera do celular e só compartilha vídeos salvos na biblioteca do celular.
Usando o IGTV pelo app do Instagram
A primeira coisa a fazer para começar a usar o IGTV, é abrir o Instagram e tocar no ícone do aplicativo na parte de cima da tela. Depois, é tocar no ícone “Assistir agora”.
Na aba “Para você”, irão aparecer os conteúdos sugeridos pela plataforma. Para ver os vídeos de outras pessoas, basta dar um toque em “Seguindo”;
No ícone “Populares”, estão os vídeos mais vistos e populares na plataforma. Já em “Continuar assistindo”, se encontram os vídeos que o usuário não terminou de assistir.
Para criar o próprio canal, é preciso tocar no símbolo que parece uma engrenagem. Depois, é dar um toque em “Criar canal”, ler as informações iniciais e tocar mais uma vez em “Criar canal”.
A partir daí, o canal está criado. Para começar a usá-lo, é só tocar na imagem do perfil no Instagram. Para colocar um vídeo, basta tocar no ícone “+”.
O vídeo deve possuir de 1 segundo a 15 minutos, ter sido filmado na vertical e estar salvo no celular. Para postar, é só dar um toque naquele que deseja abrir, e, depois, tocar em “Avançar”.
Para finalizar, basta escrever um título, colocar uma descrição e tocar em “Publicar”.
O IGTV e as empresas
O IGTV é uma ótima ferramenta a ser explorada pelo marketing digital das empresas. Com ele, é possível publicar conteúdos interessantes e chamar a atenção do público. Essa é uma ótima forma de ficar em evidência e aumentar o poder de alcance.
Algumas formas de aproveitar a ferramenta para o marketing, são:
Fazer vídeos com respostas para as principais dúvidas que a audiência faz nos Stories;
Gravar tutoriais sobre assuntos ligados aos negócios da empresa, explicando sobre o produto ou serviço que oferece;
Vídeos com entrevistas de colaboradores ou personalidades ligadas a área em que a empresa atua;
Produzir um vídeo que mostre o dia a dia da empresa para os usuários. Isso ajuda a passar maior transparência e deixa a empresa mais humanizada;
Cobertura de eventos realizados pela empresa.
Boas práticas com IGTV
Existem certas dicas que podem ajudar a melhorar a visualização dos vídeos no IGTV.
Ampliar o alcance dos vídeos
Ao iniciar um canal no IGT, é importante divulgar os vídeos em outras plataformas e redes sociais. O próprio aplicativo conta com ferramentas que facilitam isso.
Começar logo com um conteúdo atraente
O início de um vídeo ou texto irá definir se o usuário continuará na página ou não. Por isso, é necessário caprichar na introdução para chamar a atenção e prender o usuário.
Explorar as hashtags
Uma das principais ferramentas que o Instagram possui são as hashtags. Elas ampliam o poder de alcance e os vídeos podem ser encontrados por pessoas que não seguem o perfil. Por isso, vale a pena coloca-las em títulos e/ou nas descrições.