
SEO para SaaS: Aprenda como criar uma estratégia
O SEO, ou otimização de conteúdo, é uma das ferramentas mais eficazes para quem quer usar o marketing de conteúdo e as palavras-chave a seu favor, garantindo que sua mensagem chegará exatamente àquele público que está pronto para consumir os seus serviços.
Agora, você sabia que essa técnica pode ser utilizada no SaaS e potencializar ainda mais a sua estratégia?
O SaaS, ou Software as a Service, mudou completamente o mercado de software, ao desobrigar as empresas a gastar milhões regularmente para adquirir softwares e hardwares, permitindo assim que elas invistam esse recurso, que antes estava parado, em seu desenvolvimento.
Esse modelo novo é vantajoso não apenas porque representa uma economia de dinheiro, mas também porque dá liberdade para que as empresas escolham os softwares que desejam contratar, já que a oferta desta tecnologia passa a valer a partir de assinaturas, que incluem atualizações e manutenções.
Mas, para que as vantagens desse modelo se traduzam em resultados tangíveis, é necessário criar uma boa estratégia de SEO englobando o SaaS. Para ajudar nesse processo, preparamos um texto com dicas que tornarão isso possível. Confira abaixo.
Crie metas realistas para a sua estratégia
O primeiro passo para quem quer criar uma estratégia de SEO bem-sucedida é manter metas realistas. O que isso quer dizer? Mantenha os pés no chão e esboce metas que possam ser medidas e alcançáveis. Nada de mirar o impossível.
Quer um exemplo do que não fazer? Estabelecer uma meta em que sua companhia estará no topo das buscas do Google em poucas semanas. Isso é impossível, pois é preciso um tempo de maturação para alcançar o destaque que você deseja.
Identifique seus KPIs
O segundo ponto para uma boa estratégia de SEO para o SaaS é identificar quais são seus indicadores-chave de desempenho, os KPIs. Eles são importantes porque é através deles que você será capaz de mensurar os resultados da estratégia adotada.
Aqui, vale ficar de olho nos números de visitantes do site, os rankings de resultados de busca ou as buscas mensais. Além de dar uma boa noção do alcance de seu SEO, esses números podem ser obtidos em softwares tanto gratuitos. Ou seja, é possível manter o controle sem precisar gastar tanto.
Quer uma dica interessante de monitoramento? Que tal avaliar como é o ranking SEO da sua companhia com outras SaaS? Assim você avalia as posições no Google tanto da sua empresa como a dos concorrentes.
Além desses índices, a taxa de crescimento é outro indicador que merece a atenção, e pode ser mensurado pela repercussão de suas postagens tanto em blogs quanto em redes sociais.
Crie as buyer personas
Outra dica importante para quem quer criar aquela estratégia matadora de SEO para SaaS é criar as buyer personas. Como? Dividindo os consumidores de sua empresa em categorias. Assim é mais fácil mensurar seus resultados.
Mas, atenção: para não errar na hora da segmentação é fundamental detalhar bastante as preferências desses compradores, como quais são seus hábitos nas mídias sociais, quais os softwares preferidos, que smartphone utiliza ou sonha em comprar, por exemplo.
Criar essas personas é fundamental para a pesquisa de palavras-chave pelos internautas. Afinal de contas os consumidores tendem a fazer buscas na internet usando expressões que resumam exatamente suas necessidades. Por isso, é importante não errar nessa segmentação.
Leia também: Por que não investir em plataformas Open Source
Estude a concorrência
Estudar a concorrência é outro cuidado importante para quem quer criar a estratégia certa do SEO para SaaS, pois assim você pode aprender muito com eles.
Quer um exemplo? Essa análise detalhada permite que você verifique as palavras-chave utilizadas por eles, como são feitos seus investimentos em publicidade, que tipo de investimento costumam fazer.
Quando você entende o mercado, consegue saber exatamente que tipo de estratégias adotar e como alcançar seus objetivos.
Acha complicado demais estudar sua concorrência? Pensa que vai gastar horas nisso? Não exatamente. Não é necessário que você mapeie todos. Aqui, basta escolher dois ou três. De preferências os que mais se aproximam de seu negócio.
Analise, por exemplo, as palavras-chave que utilizam, como são seus rankings em sites de busca, suas despesas. Assim você terá um verdadeiro raio-x de o que eles fazem online e como você pode utilizar esse conhecimento a seu favor, para turbinar as redes da sua empresa.
Ainda não criou a sua loja virtual?
Se você ainda não deu o primeiro passo para montar o seu E-Commerce, convidamo-os a conhecer a Globe Commerce, onde possibilita você adquirir um layout profissional para o seu E-Commerce por valores que se iniciam em R$ 349,00, sem mensalidades. Além de tudo isso, você pode começar com uma loja virtual gratuita na plataforma de E-Commerce da Loja Integrada, clicando aqui.