
Por que pequenas e médias empresas falham em alavancar seus E-commerces
O mercado de e-commerce está em alta, em plena expansão, e é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. Isso não é mais segredo para ninguém. Entretanto, independente se o mercado está em alta ou baixa, para qualquer negócio, é preciso que vendas sejam concretizadas diariamente para que os projetos possam prosperar.
Para uma loja virtual, não significa que somente pelo fato do mercado estar bombando, que necessariamente a sua loja virtual irá vender sem grandes esforços. Engana-se quem pensa diferente.
Existem diversos motivos pelos quais micros e pequenos lojistas não conseguem prosperar neste mercado. Citaremos alguns deles aqui abaixo, para que você possa se atentar e aumentar as suas chances de sucesso com o seu e-commerce.
1 – Errar na escolha do nicho de atuação
Reforçando a questão da importância dos detalhes, não é qualquer produto que vende bem no e-commerce. Existem diversos detalhes que você precisa se atentar a escolher o seu nicho de atuação online.
Os famosos “negócios da moda” também entram muito aqui. É comum, por exemplo, surgirem fases de nichos com maior volume de lojas virtuais sendo abertas. No momento, observamos que o segmento de Moda Infantil é um dos que mais crescem no mercado online, com centenas de lojas sendo criadas mensalmente no Brasil.
O problema é que, com a alta quantidade de lojas virtuais de um nicho em específico sendo criadas, a concorrência obviamente fica maior, e as dificuldades para as vendas também. Ainda dentro deste exemplo de nicho, há diversas dificuldades que o lojista vai precisar encarar, como o fator concorrência de pequenas novas lojas surgindo a cada dia, os grandes varejistas – que, na maioria das vezes, são concorrentes imbatíveis – e a possibilidade de queda por busca destes produtos pelo consumidor em um médio prazo.
Matematicamente falando, vai somente se dar bem no longo prazo quem investir mais, e por mais tempo. Se você não estiver preparado para colocar combustível no seu e-commerce, esqueça: certamente você ficará para trás, e terá poucas vendas mensais, ou mesmo nenhuma.
2 – Acreditar que loja virtual é mais barato que loja física
Este vem a ser um outro favor primordial que resultam em dores de cabeça para o pequeno empreendedor: acreditar que uma loja virtual é muito mais barata se comparar com uma loja física, e que não precisa investir muito para vender.
De fato, se pegarmos todos os detalhes em comparação com a estrutura de uma loja física, o e-commerce é sim mais econômico e pode trazer mais vantagens, principalmente na possibilidade de expansão territorial. Por outro lado, ao contrário de uma loja física – onde é preciso investir em espaço físico, aluguel – no e-commerce você precisa investir em Marketing Digital em peso, para que a sua loja fique visível durante as buscas dos usuários pelos produtos que você vende.
Outro problema é que a desvalorização de custos de serviços de prestadores de serviços, principalmente com agências digitais, costumam sofrer muito com pré-julgamentos dos custos que as mesmas cobram em seus serviços. Vemos muitos lojistas reclamarem hoje em dia até se serviços gratuitos, imagina então de algo que eles precisam pagar… Esse pensamento é errado e só tende a influenciar negativamente em seus próprios negócios.
Leia mais: Por que investir em um layout para o seu e-commerce
Acreditar que o prestador de serviço tem uma vida fácil, e que tenha que lhe atender com exclusividade e de forma personalizada, e cobrar um custo baixo para isso, será uma das maiores falhas que você irá cometer, caso pense dessa forma. Caso encontre uma agência ou freelancer que se submeta a trabalhar nestas condições, pode ter certeza que a paciência durará pouco, e que a qualidade do serviço será completamente comprometida. Depois não adianta apontar o dedo para possíveis culpados pela falha do seu negócio.
Você também precisará de estoque de produtos. Os consumidores não gostam de esperar longos períodos de tempo para ter o produto adquirido em mãos. Para isso, é preciso também investir para ter produtos a pronta entrega.
Sistemas, equipe, marketing, logística, tudo tem um custo. Então, se alguém disser para você que abrir uma loja virtual é mais barato do que uma loja física, não acredite.
3 – Acreditar que a loja virtual vai começar a vender instantaneamente após seu lançamento
Hoje em dia tudo é urgente, tudo é para ontem. No e-commerce, principalmente. Todos querem algo rápido, quase de graça, e ai daquele prestador de serviços que não lhe atender desta forma!
Você definitivamente precisa criar um planejamento do seu e-commerce visando a obter vendas em um médio e longo prazo, mesmo com um investimento mensal traçado. Não acredite que a sua loja virtual vai começar a vender instantaneamente – a não ser que você tenha uma ponte mais vantajosa, como uma marca física para engatar as primeiras vendas – pois isso é raro de acontecer.
Um e-commerce leva tempo e muito trabalho para começar a vender bem, isso considerando que você tenha acertado na seleção do nicho, e esteja de fato investindo de forma correta. Seu site precisa de muito trabalho de SEO, Inbound Marketing e de relevância para conseguir as primeiras indexações no tráfego orgânico. Se sua marca ainda não for conhecida, a paciência precisará ser ainda maior.
Entenda que já há muitas lojas virtuais no mercado que estão ativas há anos, que já investem muito, e que já conseguiram indexar bem e fazer a sua clientela. Não há como pular estas etapas. Se você não fizer a lição de casa direitinho e não tiver paciência, recomendamos não abrir uma loja virtual.

4 – Aguardar os clientes virem eventualmente sozinhos
Isso também não vai ocorrer de jeito nenhum.
Subir uma loja virtual é relativamente simples hoje em dia, até mesmo com opções gratuitas por ai, e com custos de layout muito baixos. Isso tudo não deixa de ser muito importante para todos do mercado, pois assim o lojista consegue investir mais dinheiro onde inicialmente é mais importante.
Porém, quando a barreira para ingressar nesse mercado é baixa, significa também que ele satura rapidamente, e que muito mais pessoas vão tentar entrar também.
Por mais que você tenha entrado em um nicho muito pouco explorado, ou faça o melhor trabalho, tenha certeza que se o seu negócio começar a dar certo, alguém vai também identificar como oportunidade e virar seu concorrente direto. Se você der mole, vão tomar a sua frente.
Resumindo, mesmo que você esteja em um bom nicho, os clientes não vão aparecer do nada, sem que você invista e faça um trabalho sério.
5 – Achar que vai conseguir tocar tudo sozinho
Este é um outro mito deste mercado. Definitivamente, se você pretende crescer e prosperar, vai precisar se planejar para ter sua própria equipe.
O problema é que lojistas iniciantes querem economizar em tudo e em todos os detalhes, até mesmo fazendo tarefas que não devem pertencer a eles, como SEO, Marketing Digital, descrição dos produtos, atividades estas que, para serem devidamente bem executadas, somente com profissionais qualificados.
Você pode sim iniciar sozinho, sem nenhum problema, mas vai precisar terceirizar ao mínimo o Marketing Digital da sua empresa. Com as vendas aumentando no decorrer do caminho, não pense duas vezes em expandir a sua equipe.
Lembre-se que a qualquer momento, pode chegar um concorrente mais detalhista e afundar o seu negócio.
Fique atento com todos os detalhes
O e-commerce é um mercado em constante crescimento e com muito potencial. É algo ainda novo para todos nós, e isso significa que ainda estamos aprendendo a trabalhar e faturar corretamente neste mercado.
Estudar sobre o mercado e sobre o assunto, é o mínimo que você deve ter em mente antes de entrar neste mercado, pois isso te deixa imune das mentiras espalhadas, além de te deixar mais preparado para enfrentar os obstáculos existentes.