
Os 10 Erros de Português mais Frequentes em Artigos
Assim como qualquer outro idioma, o português tem lá suas pegadinhas, que nos deixam confusos e fazendo com que a gente possa cometer algumas gafes ortográficas.
Esta confusão pode gerar consequências em uma série de situações desconfortáveis, como por exemplo, na candidatura de uma vaga de emprego. Apesar de certos erros passarem despercebidos, outros são gritantes, e fazem toda a diferença em um artigo.
Neste post nós listamos os 10 erros de português mais frequentes em artigos. Se você possui alguma dificuldade na hora de escrever, esta é a sua chance de aprender e nunca mais cometer erros. Confira!
1. A – Há
“Eu moro aqui a dois anos”. A forma correta para esta frase seria “Eu moro aqui há dois anos”, pois o verbo “há” indica o tempo.
2. À partir de – A partir de
“À partir de amanhã, eu estarei viajando”. Um erro bastante comum por parte da população brasileira está relacionado ao uso da crase. Nesta frase, por exemplo, não se faz uso do acento. A crase jamais deve ser usada antes de verbos. Portanto, a forma correta da frase é: “A partir de amanhã, eu estarei viajando”.
3. Aluga-se – Alugam-se
“Aluga-se casas”. Um erro bastante comum. Isso porque encontramos com facilidade casas e apartamentos para locação em nosso cotidiano. E, em muitos destes anúncios, as pessoas escrevem erroneamente. O jeito certo de se escrever é “Alugam-se casas”, afinal o sujeito da frase “casas” deve concordar com o verbo.
4. Ao meu ver – A meu ver
A expressão “ao meu ver” não existe em nosso idioma, portanto o jeito certo de ser escrever é “a meu ver”. A expressão também possui outras variantes. São elas: “A vosso ver” e “A nosso ver”.
5. A champanhe – O champanhe
Você já leu isso? “Pegue a champanhe e vamos brindar?” Pois é, a frase está errada. O modo correto é “Pegue o champanhe”.
6. À prazo – A prazo
Quantas vezes você já se deparou com “Vou vender à prazo”? Ou até mesmo, quantas vezes você vendeu “à prazo”? A forma está incorreta, pois não se usa a crase antes de palavras masculinas. Portanto, o correto é escrever “Vou vender a prazo”.
7. A vista – À vista: “Vou pagar a vista”
Talvez o erro listado acima gere confusão por conta desta frase, ou vice versa. Acontece que muita gente se perde no uso da crase destas duas frases. Conforme explicado, no caso acima não é feito o uso do acento, pois a crase não antecede palavras masculinas.
No entanto, o acento sempre antecede em expressões formadas por palavras femininas, como à venda, às claras, à noite. Sendo assim, a forma correta da frase é “Vou pagar à vista”.
Uma forma de saber é que a frase possui um duplo sentido. Sem a crase, parece que o sujeito irá pagar a visão (vista), quando na verdade o seu significado nada tem a ver com isso. Então, quando a dúvida bater e você se esquecer das regras do uso de crase, pense se a frase apresentará duplo sentido. Se sim, é porque você deverá utilizar o acento.
Leia também: Veja 5 dicas para fazer textos incríveis
8. Aonde – Onde
Um dos piores erros de português que encontramos facilmente em textos: “Eu não sei aonde fica a secretaria”. O advérbio representa lugar em que alguém ou algo está presente. Sendo assim, ele só deve ser usado na substituição do vocábulo que indica a ideia de lugar.
Em outras palavras “aonde” representa movimento e destino. Portanto a forma certa de se escrever é “Não sei onde fica a secretaria”.
“Aonde” deve ser utilizadas em frases como “Aonde você irá depois da festa?”, pois está indicando movimento.
9. Ao invés de – Em vez de
“Ao invés de comprar camiseta, vou levar uma jaqueta”. A expressão “ao invés” representa oposição, aquilo que é o inverso. Nesta frase, o correto é utilizar “Em vez”, que significa “no lugar de”. Veja a frase correta: “Em vez de (No lugar de) comprar camiseta, vou levar uma jaqueta”.
10. Comprimento – Cumprimento
“Ela entrou na sala e nem me comprimentou”. Um erro popular e bastante encontrado em artigos. A palavra “comprimento” está ligada ao tamanho de alguém ou de determinado objeto. Por exemplo: “Não sei o comprimento deste banheiro”.
Já “cumprimento” indica dois verbos, que é a saudação (cumprimentar alguém) ou a concretização de uma tarefa (cumprir). Portanto, a frase certa é: “Ela entrou na sala e nem me cumprimentou”.
Ainda não criou a sua loja virtual?
Se você ainda não deu o primeiro passo para montar o seu E-Commerce, convidamo-os a conhecer a Globe Commerce, onde possibilita você adquirir um layout profissional para o seu E-Commerce por valores que se iniciam em R$ 349,00, sem mensalidades. Além de tudo isso, você pode começar com uma loja virtual gratuita na plataforma de E-Commerce da Loja Integrada, clicando aqui.