Mercado de E-Commerce no Brasil cresce mais de 9% e alcança 600 mil lojas
O mercado de E-commerce Brasileiro registrou um crescimento de 9,23% no número de lojas criadas entre Junho de 2016 e Junho de 2017, de acordo com uma nova pesquisa publicada pelo Paypal, no dia 29/06. Isso prova que o E-Commerce no Brasil continua crescendo, não só em volume mas também com qualidade.
Alcance de 600 mil lojas virtuais em 2017
Mesmo com o crescimento sendo significativo, ainda é menor do que o registrado em 2015 e 2016, quando o setor cresceu, respectivamente, 21,52% e 24,67%. Segundo o relatório do Paypal, por conta do amadurecimento do mercado, a taxa de crescimento tende a ser mais baixa. 43% dos internautas aumentaras suas compras online no último ano. Ou seja, quem já tinha preferência pelas compras digitais, anda comprando cada vez mais online.
Lojas que ainda operam no escuro
Por outro lado, apesar do mercado estar mais maduro em todos os sentidos, como qualquer outro mercado em crescimento, o E-Commerce brasileiro ainda precisa amadurecer em muitos sentidos. O número de lojas virtuais, em porcentagem, que utilizam recursos de análise de tráfego e performance do site, como o Google Analytics, por exemplo, cresceu de 59 para cerca de 70%. Isso significa que praticamente um terço das lojas on-line do Brasil (aproximadamente 160 mil lojas virtuais) ainda estão sem investir em estratégias de melhorias e performance.
Com as dicas abaixo, você pode conferir se a sua loja virtual está adequada com relação a este crescimento:
1 – Layout profissional: Não dá para pensar hoje em aumentar as vendas de uma loja virtual sem antes ter um layout profissional. Hoje em dia existem muitos recursos para se criar uma loja virtual profissional muito acessíveis, como layouts profissionais prontos a partir de R$ 349,00;
2 – Correta descrição dos produtos: Além do layout, uma loja virtual precisa ter uma ótima organização da descrição dos produtos, pois o cliente / usuário precisa ter a melhor experiência para comprar e permanecer comprando na sua loja virtual. O trabalho de SEO é a maneira mais indicada para fazer este tipo de apresentação;
3 – SEO (Search Engine Optimization): Complementando o que foi citado acima, a aplicação de técnicas de SEO na loja virtual é uma das melhores e mais indicadas estratégias para que o site obtenha um considerável crescimento no posicionamento e relevância dos sites de busca, a médio e longo prazo. Somente com este trabalho a loja virtual terá uma correta organização de URL`s amigáveis, boa descrição de produtos com palavras-chave adequadas, entre outros. O aumento na relevância e acesso pode ultrapassar os 300%;
4 – Testar diversas estratégias de Marketing: Não há um caminho correto a ser percorrido para que uma loja virtual possa crescer no mercado. Cada loja virtual de sucesso encontrou o seu próprio caminho para subir no mercado, e continua testando diariamente novas estratégias. Use tudo o que estiver a seu favor e alcance para que você possa encontrar o seu público-alvo, como Links Patrocinados, SEO, E-mail Marketing, Mídias Digitais, Inbound Marketing, Pós-venda, promoções na loja, etc.
Levando em consideração todas as pesquisas e crescimento exponencial do mercado ano após ano, nos leva a crer e acreditar que cada vez mais o E-Commerce Brasileiro continuará crescendo, mesmo com as recentes crises nacionais e as que ainda poderão aparecer daqui para frente. Talvez essa seja a melhor hora para abrir uma loja virtual e começar a empreender pela internet.
Ainda não criou a sua loja virtual?
Se você ainda não deu o primeiro passo para montar o seu E-Commerce, convidamo-os a conhecer a Globe Commerce, onde possibilita você adquirir um layout profissional para o seu E-Commerce por valores que se iniciam em R$ 349,00, sem mensalidades. Além de tudo isso, você pode começar com uma loja virtual gratuita na plataforma de E-Commerce da Loja Integrada, clicando aqui.