
Logística Reversa: Saiba como gerenciar trocas e devoluções
Ao montar um ecommerce é de extrema importância incluir uma política de trocas e devoluções bem estruturada. Esta é uma fase de planejamento um tanto quanto complicada. Nos sabemos que se não for feito da maneira mais organizada possível, pode colocar em risco todos o processo de venda e pós-venda. Isso tem muito a ver com logística reversa e é isso que queremos te explicar aqui nesse artigo.
Como Lidar com Trocas e Devoluções no Ecommerce?
Ao abrir um negócio online, a primeira venda efetuada fica marcada para a “história” da empresa, certo? Assim como o primeiro problema com um cliente.
A melhor maneira de lidar com situações desagradáveis, tanto para a sua marca quanto para o cliente, é estar preparado para isso. Assim, quando um problema acontece, você já sabe como agir em um primeiro momento.
Isso se encaixa perfeitamente em trocas e devoluções de produtos. Porque ao ter uma política bem definida na sua loja, assim como existe em marketplaces e grandes lojas já consolidadas, onde se esclarece tudo ao comprador desde o primeiro momento da venda até o momento onde o produto chega a ele.
O modelo de logística reversa
É sempre muito importante que você ouça o que o cliente tem a dizer sobre o motivo de troca de produto ou até mesmo a devolução. Porque pode ser algo simples de resolver, como uma embalagem amassada ou aquele que produto que acabou não vindo do tamanho correto. Ou seja, pontos que não ferem tanto a imagem da sua empresa, porque são acasos que simplesmente acontecem.
Quando envolve problemas de fabricação ou falha no funcionamento, a atenção deve ser maior para que a troca aconteça no melhor tempo possível. Porém não importa a situação, você sempre precisa estar atento ao que o seu cliente está pensando.
Como Gerenciar Trocas e Devoluções
A melhor maneira de gerenciar trocas e devoluções é manter seu estoque organizado desde o início. Assim será mais fácil organizar o que retornou à sua empresa e o que já estava por lá armazenado. Evitando, assim, o retrabalho em organizar o estoque toda vez que algo que foi devolvido chega até sua empresa.
Ao organizar seu estoque, você conseguirá gerenciar entrada e saída de produtos. Isso irá evitar o risco de vender produtos que não estavam preparados para ir as vendas.
Sendo assim, tudo começa com o planejamento geral da sua empresa. Desde processos de recebimento de pedidos até dar baixa em produtos em estoque e, principalmente, seu relacionamento com o cliente.
Conclusão final
É sempre possível que algo dê errado, não apenas nos negócios como também em nossa vida, afinal os erros fazem parte da aprendizagem. Mas pensando nisso, é que se deve planejar sempre tudo antes de fazer algo, para que em nenhum momento aparece uma situação de desespero.
Assim irá ficar mais fácil de fidelizar o seu cliente, provando que a sua empresa realmente se importa com a satisfação do mesmo.
Ainda não criou a sua loja virtual?
Se você ainda não deu o primeiro passo para montar o seu E-Commerce, convidamo-os a conhecer a Globe Commerce, onde possibilita você adquirir um layout profissional para o seu E-Commerce por valores que se iniciam em R$ 349,00, sem mensalidades. Além de tudo isso, você pode começar com uma loja virtual gratuita na plataforma de E-Commerce da Loja Integrada, clicando aqui.