
Hashtags: Aprenda como utilizar de forma correta em suas redes sociais
As hashtags são um dos elementos mais utilizados por aqueles que usam as redes sociais. Mas, o que é uma hashtag?
O que é uma hashtag?
A hashtag é uma palavra ou frase indexada que é precedida pelo símbolo # e está relacionada a um tema ou discussão. Ao ser clicada, ela ativa um hiperlink direcionado para uma página que mostra publicações ligadas ao mesmo assunto. Ela ajuda a identificar frases ou um conteúdo relacionado a um certo tópico nas redes sociais.
Hashtags mais usadas
Existem 3 tipos de hashtags: trending hashtags, hashtags originais e hashtags de conteúdo.
Trending hashtags
Esse é o tipo de hashtag que já existe e é muito popular dentro de uma ou mais redes sociais. Ela pode ser utilizada estrategicamente para que um post seja visualizado por mais pessoas.
Hashtags originais
Esse tipo de hashtag é aquela que é novidade e que surge de forma orgânica. Ela acaba sendo marcada por várias pessoas, atrapalhando a visualização de um conteúdo específico.
Hashtags de conteúdo
Esse tipo de hashtag é aquela ligada a um post que você faz, conectando assuntos e ideias parecidas.
Como utilizar as hashtags
Há hashtags ideais para cada tipo de rede social
As hashtags podem ser usadas nas mais diferentes redes sociais e é preciso ter certo cuidado. Isso, porque cada uma delas possui as suas características. Na hora de publicar uma hashtag, é importante realizar algumas pesquisas para descobrir aquelas que são usadas em cada plataforma.
Para postar no Twitter, a hashtag deve ser o tão curta e simples possível. O número máximo de caracteres para cada publicação é 140. No caso do Instagram, é possível aumentar mais a quantidade de caracteres de uma hashtag.
A hashtag publicada deve estar relacionada com o post
Não é bom encher um post de hashtags. Elas são usadas para facilitar as buscas dos usuários e não deve ser usada como forma de descrição ou destaque para todo o post.
Exagerar na quantidade de hashtags acaba atrapalhando a leitura do conteúdo, e faz a publicação parecer oportunista.
Cuidado com a ortografia
Por mais informal e popular que a hashtag seja, é preciso ter atenção na ortografia. Se for escrita da forma errada, ela acaba perdendo a sua utilidade e não há indexação para a página desejada.
Simplificação e siglas
Quando a publicação exige que a hashtag seja um termo longo ou muito complexo, o ideal é abreviar ou usar uma tag. Nesses casos, é necessário utilizar a criatividade para criar palavras mais simples, porém efetivas.
Uso da letra maiúscula
Quando a abreviação e a sigla não são possíveis, é possível inserir letras maiúsculas como uma forma de separar as palavras. Isso permite que a hashtag se torne legível e fácil de entender.
Evitar colocar muitas palavras
Uma hashtag composta por muitas palavras juntas acaba atrapalhando a leitura. Isso, porque as palavras acabam aparecendo misturadas e fica bem difícil entender. Usar as letras maiúsculas para separar as palavras pode ser uma boa solução.
Não colocar uma hashtag por palavra
Colocar uma hashtag por cada palavra dentro de um post irá direcioná-lo para diferentes grupos de pesquisa. Isso significa que o conteúdo pode não aparecer onde era desejado.
Procurar pelas hashtags mais populares do momento
Vale sempre a pena ficar de olho nas hashtags que mais estão sendo usadas no momento. Colocá-las em um post aumenta as chances de os usuários acharem o conteúdo.
Usar as palavras certas
Saber usar as palavras certas, faz grande diferença. Por isso, é importante colocar apenas palavras que sejam mais fáceis de memorizar. O recomendado é procurar por palavras-chave curtas que não passarão despercebidas.
Palavras adequadas para cada rede social
Além da quantidade de caracteres, as redes sociais precisam de hashtags que tenham a ver com elas. Cada uma delas, possui um público com perfil próprio e que buscam coisas diferentes.
Nada de conteúdo impróprio
Para finalizar, tome cuidado com o uso de conteúdo impróprio. Pode ser óbvio, mas, é preciso ficar longe de hashtags e conteúdos com linguagem obscena ou que prejudiquem uma pessoa.
Cada rede social possui os seus filtros e pode punir quem cumprir com as suas regras.