
Gatilhos mentais: Aprenda mais sobre eles e como utilizá-los em seu conteúdo
Quando um produto está sendo vendido, os consumidores estão mais propensos a comprá-lo se sentirem algum tipo de conexão psicológica. Normalmente, os anunciantes usam a novidade, a urgência e a escassez para impulsionar as vendas dos clientes.
Por exemplo, uma empresa pode oferecer uma venda de “apenas uma hora”, ou um “número limitado” de um determinado produto ou fornecer uma amostra “única” para seus fiéis seguidores. Todos esses estímulos psicológicos no marketing incentivam os consumidores a se esgotarem imediatamente e comprarem o produto por medo de perderem em algo novo ou urgente.
Enquanto isto funciona para a maioria das campanhas de marketing, uma campanha de marketing de conteúdo é um jogo de bola totalmente novo. Os gatilhos psicológicos são uma grande parte do marketing de conteúdo e requerem um pouco mais de fineza e definição para que sejam eficazes. O marketing de conteúdo tem tudo a ver com a criação de uma relação pessoal com seus clientes ou audiência.
Como criar gatilhos psicológicos no marketing
Antes que você possa tocar os gatilhos psicológicos aos quais seu público reagirá, você tem que definir seu público alvo e saber o que o faz funcionar. Isto lhe dá as munições necessárias para criar uma campanha de marketing persuasiva e convincente para um serviço ou produto. Uma vez feito isso, porém, você pode tentar uma das seguintes idéias para criar estímulos emocionais no marketing.
Forneça conteúdo valioso gratuitamente
O princípio da reciprocidade aplicado ao marketing implica que quando algo é dado a um cliente, ele se sente compelido ou encorajado a dar algo em troca. Aplique isto pessoalmente quando um amigo lhe fez um favor como trazer-lhe um jantar ou ajudá-lo a se mudar. Mesmo que eles não tenham pedido nada em troca, é provável que você tenha o desejo de retribuir o favor de alguma forma. Esta idéia psicológica pode ser aproveitada e aplicada a qualquer campanha de marketing de conteúdo.
Ofereça conteúdo gratuito que seja de valor para seu público-alvo. Pode ser um modelo útil, um e-book ou algum outro recurso valioso. Ao determinar o tipo de conteúdo a oferecer a seus usuários, considere as seguintes dicas.
- O conteúdo deve ser valioso. Se o conteúdo não oferecer algo ao leitor, é menos provável que ele dê algo em troca.
- O valor do conteúdo deve corresponder à ação que você deseja que os clientes tomem. Se você estiver simplesmente pedindo um endereço de e-mail, não precisa oferecer muito de graça. Se você quiser que os clientes preencham uma pesquisa que tenha páginas longas, você deve oferecer algum tipo de recompensa por fazer isso.
Decidir que tipo de conteúdo oferecer não é uma decisão que deve ser tomada rapidamente ou de ânimo leve. Pese cuidadosamente o valor do conteúdo e o tipo de conteúdo que você deseja oferecer ao seu público. Isto se torna mais fácil se você já tiver determinado o que psicologicamente desencadeia a reação de seu mercado alvo.
Torne-se uma Autoridade
Na era digital, é fácil encontrar todo tipo de informação na ponta de seus dedos. Os consumidores devem diferenciar entre o que é informação válida e o que é simplesmente “click-bait”. Quando os usuários vêm à Internet para encontrar respostas às suas perguntas ou para aprender mais sobre seus interesses, eles têm milhares de opções sobre onde obtêm suas informações.
O objetivo de sua campanha de marketing é mostrar a eles por que você é a autoridade que eles devem ouvir e não outra pessoa. Uma grande parte do marketing de seu produto é o desenvolvimento de uma marca na qual os consumidores confiam e para a qual voltam consistentemente.
As empresas usam a autoridade para comercializar todos os tipos de produtos. Empresas de vestuário, marcas de maquiagem e lojas de artigos esportivos usam celebridades para lhes dar autoridade sobre o produto que estão vendendo.
Os consumidores estão mais propensos a comprar uma bola de futebol de uma loja se alguém como Leo Messi der autoridade à loja. As mulheres em toda parte compram produtos Almay porque querem uma pele como a de Carrie Underwood. Suplementos nutricionais fornecem endossos de profissionais médicos qualificados sempre que possível para dar-lhes autoridade com seu público.
A autoridade é um gatilho psicológico, pois permite que seus clientes confiem em você inerentemente como especialista em seu produto ou serviço.
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