
Estoque Consignado: Vantagens e Desvantagens
Entenda nessa breve artigo tudo sobre estoque consignado, além das suas vantagens e desvantagens.
Um aspecto do sistema de gestão que pode ser surpreendentemente complicado é a estocagem de produtos. Caso ele não seja programado com cautela, pode gerar gastos desnecessários ou perda de mercadoria.
Por essa razão, de olho na previsão de demanda, seu controle planejado e organizado exige muito cuidado e atenção do gestor. Ao empregar o estoque consignado, uma empresa (consignante) cede um volume de mercadorias para um terceiro (consignatário), que pode ser um atacadista, distribuidora, ponto de venda ou transportadora.
A posse dos bens ocorre apenas por um período predeterminado, pois eles serão devolvidos ao consignante em uma data combinada ou entregues aos clientes compradores. Se a entrega não ocorrer da forma correta, sendo que o consignário que terá que arcar com os custos.
Atenção, é muito importante diferenciar o estoque consignado das vendas consignadas. Estas consistem em deixar os produtos com uma empresa ou pessoa para que a venda das mercadorias seja feita em troca de uma comissão, sem precisar saldar o que não foi vendido. Entenda: no estoque, o foco do serviço é a armazenagem e por fim o controle dos artigos que vão ser entregues.
Como que funciona um controle de estoque?
Você empresário pode controlar o estoque através de uma informação com o fornecedor, sempre que há uma retirada de mercadoria. O administrador registra o acúmulo dos movimentos diários e envia os dados ao consignante, caso em que há um faturamento diário. Perceba que o fornecedor somente fatura após o envio da mercadoria para a clientela.
Também é possível que o fornecedor envie um funcionário ao estabelecimento consignatário para que ele abasteça, pedindo informações que sejam relevantes para o estoque.
Leia também: 08 dicas para abrir um E-Commerce de sucesso
Existem algumas diferenças nesse tipo de estoque
É necessário entender que o consignado é bastante diferente das outras modalidades. A confusão entre conceitos pode gerar desorganização nos setores, erros na contagem ou falhas na organização das mercadorias. Para evitar qualquer confusão, confira a seguir uma breve diferenciação dos outros tipos de estoque:
As maiores vantagens e pontos que não são positivos
Como vantagem, o consignado impossibilita a formação de estoque excedente, ou seja, não haverá custos com produtos paralisados (cada item). Os produtos ficarão disponíveis em diferentes regiões e estabelecimentos de modo que uma maior gama de clientes terá acesso aos bens, aumentando as vendas e o giro de estoque.
Por outro lado, esse estoque pode ser desvantajoso para certos produtos, como os de preço baixo e um prazo de validade que pode expirar rapidamente. Em casos como esse, existe a possibilidade de retornar ao proprietário.
Vale ressaltar que ele também pode ser vantajoso para os comércios que trabalham com produtos escaláveis, ou seja, que podem ser vendidos sem personalização ou alterações.
Deixe aqui o seu comentário sobre essa possibilidade para se fazer negócios. A seu ver, o empresário ou consumidor final tende a ganhar ou perder? Além disso, quais são os detalhes que podem impactar para o fornecedor e em sua logística?