
Crescimento do E-Commerce durante a pandemia
A internet continua sendo a principal ferramenta para começar um negócio online, pois a cada dia as pessoas estão mais conectadas e à procura por produtos e serviços revolucionários só aumenta.
Podemos citar por exemplo o crescimento de e-commerces (lojas virtuais bem estruturadas) no Brasil durante a pandemia do coronavírus, que é uma forma de comprar e vender produtos pela internet, na segurança e conforto de casa.
Tendências de e-commerce no Brasil
A tendência é que os processos comerciais sejam cada vez mais digitais, deixando para trás os empreendimentos puramente físicos. Vamos conferir algumas tendências de e-commerce no Brasil:
- Já que as pessoas não podem sair muito de casa devido à pandemia, elas se voltam à internet para comprarem produtos;
- As empresas do ramo de varejo devem evoluir a forma de vender, atraindo o cliente para o ambiente online;
- Ouvir o cliente, saber o que ele espera do mundo na pós-pandemia, como isso pode ajudar a sua empresa;
- Chatbots e assistentes virtuais estão ganhando cada vez mais espaço em sites e lojas virtuais, respondendo dúvidas e solicitações dos clientes;
- Os consumidores comprando diretamente do fabricante, é uma tendência forte do e-commerce;
- Sistemas de atendimento ao cliente voltados para a inteligência artificial;
- Grandes empresas vendendo para outras do mesmo ramo;
Os consumidores estão evoluindo junto com a tecnologia, buscando sempre as empresas que os atendem melhor, possuem preços acessíveis, resolvem o problema deles e têm um excelente sistema de pós-venda.
Os empreendimentos que não conseguirem ou não quiserem acompanhar essas tendências, acabam ficando para trás rapidamente.
Estatísticas de crescimento de E-Commerces no Brasil
Devido à pandemia do coronavírus, as pessoas foram obrigadas a ficarem em casa, durante o isolamento social. Apenas os serviços essenciais foram liberados para trabalharem presencialmente. O restante, precisou se adaptar no estilo home office.
Mas, à medida que as cidades e Estados foram se adaptando na volta ao trabalho de maneira controlada, muitas empresas aproveitaram a oportunidade para se lançarem de vez no mercado digital a fim de se salvarem da crise.
De acordo com pesquisas realizadas pela consultoria global de gestão estratégica Kearney, o comportamento do consumidor durante o isolamento social na pandemia do coronavírus, deverá impulsionar um crescimento de 17% até 2024.
As lojas virtuais brasileiras deverão faturar cerca de 69 bilhões de reais a mais do que o esperado antes da pandemia do COVID-19. Essa previsão é bastante positiva e cria grandes expectativas de crescimento econômico para o nosso país escapar da crise.
Características que um E-Commerce deve ter
Apesar dos e-commerces serem diferentes um dos outros, existem certas características similares que garantem o sucesso da loja virtual! Vamos conferir quais são:
1-Acessibililidade, fácil de ser encontrada
Uma e-commerce deve ser facilmente encontrada, tanto no endereço eletrônico, como na navegação. Inserir palavras-chave e termos relacionados ao assunto proposto, usando técnicas de SEO.
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2-Ícones e recursos disponíveis
São ícones, símbolos que devem ser inseridos principalmente na aba da loja virtual, por exemplo:
- Símbolo de um carrinho de compras
- Símbolos das redes sociais
- Formas de contato, símbolos de WhatsApp e e-mail
- Menu de produtos
- Símbolo de login e logout da conta
3-Site responsivo para diversas mídias e aparelhos
A tendência é que os sites e e-commerces sejam responsivos, acessíveis a todos os aparelhos: smartphones, computadores, notebooks e tablets. Esse é um fator obrigatório nos dias de hoje.
4-Fazer testes antes de colocar o site no ar
O dono de um e-commerce deve primeiramente testar todos os recursos e botões de acesso na plataforma, verificando se:
- Todos os recursos estão funcionando corretamente
- O cliente será direcionado perfeitamente para as páginas dos produtos
- A página de venda e o carrinho estão abrindo normalmente
- Os cupons de desconto estão sendo aplicados
- Os formulários de contato estão funcionando
- Os recursos e símbolos funcionam no celular, computador ou tablete
- Os produtos estão carregando rapidamente
5-Variedade de produtos
Ao escolher um nicho de mercado, é preciso ter certeza de que serão apresentados um bom mix de produtos ao cliente, bem como a qualidade deles deve ser garantida.
6-Frete e entregas
O que mais chama a atenção dos clientes é: rapidez na entrega, frete grátis, parcelamento facilitado das compras, cupons de desconto (acima de 10%), design e layout exclusivo, profissionalismo na imagem transmitida pelo site, principalmente nos depoimentos de outros clientes.
O futuro do atacado e varejo está nos e-commerces. Os fornecedores e fabricantes também estão aderindo a essa nova tendência de mercado.
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Boas vendas 😉