
Como vender em tempos de pandemia
A pandemia do coronavírus trouxe diversas mudanças na sociedade, impactando diretamente todos os sistemas: financeiro, de saúde pública, economia do país, empregatícia e empresária, e também na educação.
Como sair da crise e vender mesmo na pandemia? Vamos conferir nesse artigo!
Planejamento minucioso
É tempo de medir e planejar todas as decisões relacionadas à empresa, bem como dos funcionários, fornecedores e clientes.
Não há como simplesmente agir com desespero, sem saber o que fazer por causa da crise. Para começar um bom planejamento no meio da pandemia, é preciso considerar algumas informações:
- Enxugar custos e despesas desnecessárias, considerar apenas o necessário por enquanto;
- Checar como anda o estoque da empresa, se é preciso comprar mais mercadorias ou administrar melhor os produtos;
- Conferir e adaptar os preços praticados com os fornecedores, diminuindo os custos;
- Fazer uma relação dos clientes fixos e esporádicos, tentar manter o fornecimento de mercadorias e prestação de serviços para eles;
- Aproximar-se dos clientes, manter uma relação verdadeira e transparente com eles.
Funções, pagamento de salários e administração das atividades
Muitas empresas tiveram o quadro de funcionários reduzido, por isso é importante que os donos dos empreendimentos se reúnam para administrar as demandas, os pagamentos de salários, o horário de trabalho e as funções dos colaboradores.
– Pode-se combinar com os funcionários um planejamento de vendas dos produtos, incluindo e dando oportunidade para todos participarem;
– Reorganizar os recursos para manter o pagamento dos funcionários, considerando solicitar crédito em instituições financeiras para garantir o funcionamento mínimo da empresa.
Técnicas para vender mais mesmo na pandemia
Fazendo um bom planejamento inicial, já é o passo mais importante para manter o giro dos produtos e a economia da empresa.
1-Posicionar a empresa ou marca
No meio da crise, as empresas que irão se destacar serão aquelas que se posicionarem no mercado, lançando-se como a solução dos problemas de consumidores e outros empreendedores.
2-Lidar com os desafios da venda
A urgência, o preço dos produtos, as formas de pagamento, gerenciamento de estoque e entre outros desafios, são comuns em tempos de crise, mas que as empresas precisam lidar.
3-Networking
Empresas e consumidores podem se unir em uma grande rede de networking, a fim de se ajudarem. Aqui, vale procurar por profissionais em redes sociais, indicações, permutas e etc.
4-Ponto de equilíbrio
Encontrá-lo é essencial para continuar com o negócio. Deve-se agir no presente, mas pensando e planejando o futuro. Ainda não se sabe quanto tempo durará a pandemia, nem mesmo a crise econômica, pois os efeitos se alastraram por todas as camadas da sociedade.
O futuro das empresas e as vendas de produtos e serviços
Mas, a força de vontade, o bom senso e o planejamento são essenciais para continuar vendendo, obtendo lucro e sobrevivendo nos tempos de hoje.
É possível sim, vencer a crise causada pela pandemia, principalmente contando com cada cidadão, empresa e autoridades públicas. As vendas de produtos e serviços nunca vão acabar, pois as pessoas sempre precisarão vender e comprar todos os dias.
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