
Como utilizar o WhatsApp Business para E-Commerce
O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares em todo mundo, lançou em 2018 o WhatsApp Business, que é uma nova versão do app especialmente desenvolvida para que consumidores possam entrar em contato, de uma forma mais profissional, com pequenos e médios empreendedores.

O que é o WhatsApp Businnes?
O Whatsapp é o aplicativo com maior potencial comunicação e atendimento do mercado. Isso acontece, principalmente, pelo fato de que essa é uma ferramenta que estreita o seu relacionamento com o cliente e cria um ambiente de interação onde ele pode salvar o seu contato e falar com você sempre que surgir a necessidade.
A comunicação hoje em dia se direciona quase que inteiramente para o Whatsapp, seja para uma conversa casual ou para negócios. Muitos empreendedores, inclusive lojistas online, passaram a utilizar a ferramenta para atender a seus clientes, mas muitos deles acabavam disponibilizando seus contatos pessoais, e isso nem sempre é bom. Muitas vezes a privacidade era invadida, e não havia mais limites de horário para atendimento e, principalmente, a falta de bom-senso e de respeito de seus clientes com relação ao dia e horário de atendimento. No começo dá para aguentar, mas em questão de poucos meses tornava-se um pesadelo.
Agora, com o Whatsapp Business, essa realidade muda. Você consegue manter o mesmo caminho estreito com o seu cliente, porém de uma forma mais forma e profissional.
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Principais Vantagens do WhatsApp Businnes
A primeira novidade é a possibilidade de ter um perfil da sua empresa. É possível adicionar informações como apresentação do seu negócio, endereço do seu site, segmento de atuação, e-mail e horário de atendimento.
A segunda novidade é o recurso de mensagens automatizadas e rápidas. Além de configurar textos para mandar aos clientes nos horários em que o seu negócio estiver fechado, será possível configurar atalhos para mensagens automáticas. O termo “pagamento”, por exemplo, pode servir para direcionar seus clientes para uma área do seu ecommerce onde tenha conteúdos sobre formas de pagamento.
A terceira novidade é a possibilidade de acessar em menu de estatísticas, encontrado na seção de configurações da sua empresa. É possível ver dados sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. As conversas também podem ser etiquetadas com marcadores como “pago”, “novo cliente” e “pagamento pendente”.
Ao usar o Whatsapp Business, você também pode trazer todas as suas conversas anteriores para a nova conta. Se você já possuía um histórico de conversas com possíveis clientes, você pode migra-las e continuar de onde parou.
Já do lado do consumidor, o grande benefício é ter um canal legítimo para falar com as empresas, bastando apenas que ele entenda que o atendimento não funciona 24 horas por dia (ninguém é de ferro, né?). Assim como em outras redes sociais, haverá um selo de conta verificada.
Preparação
Antes de começar a utilizar o WhatsApp Business, é necessário organizar o seu e-commerce e definir assim uma estratégia bem organizada.
Vamos considerar que o seu E-Commerce já esteja devidamente bem estruturado, com um bom layout, informações devidamente organizadas, e ao menos com um trabalho de Inbound Marketing já em atuação.
Neste cenário, a utilização do WhatsApp Business torna-se quase que obrigatória para pequenos e médios lojistas.
Você pode começar a analisar os detalhes da ferramenta, e começar também a fazer treinamentos com os seus funcionários.
Como começar a vender mais no seu e-commerce com o WhatsApp Business?
São muitas as possibilidades de venda por esse aplicativo. Porém, para se diferenciar no meio de outras lojas virtuais, é preciso ter uma estratégia capaz de alavancar suas vendas e alcançar um público muito propício a fechar negócios e adquirir os seus produtos.
Uma tática recomendada é configurar as mensagens automatizadas para fazer uma lista de transmissão. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
1 – Configure o seu Whatsapp Business colocando na mensagem de boas vindas, com um texto convidando o seu público a entrar em uma lista de transmissão;
2 – Com o objetivo de incentivar a sua audiência a participar, é muito importante informar que, dentro dessa lista, haverá promoções regulares dos seus produtos, kits ou demais promoções em datas especiais;
3 – Para os que tiverem interesse em participar, coloque-os em sua lista e envie promoções regulares para eles;
Se você seguir esses passos, sua lista de transmissão vai crescer exponencialmente e, consequentemente, você vai ter uma explosão de vendas.
Não se limite também somente a estas dicas. Assim como em qualquer outro app ou site da internet, o WhatsApp Business vai mudar e se atualizar frequentemente. Estude muito, faça inúmeros testes com os seus clientes e continue estudando e evoluindo.
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