
Como otimizar a sua Loja Virtual de Moda para vender mais
Manter uma loja virtual funcionando de forma efetiva é um grande desafio. Afinal, com o aumento da concorrência e com tantas ferramentas e tendências novas, fica complicado se destacar e manter a recorrência de vendas e atratividade.
Mas, não se preocupe! Se você tem também uma loja virtual no segmento mais concorrido do mercado – Moda e Acessórios – vamos lhe auxiliar a se atentar a pequenos detalhes do dia-a-dia que lhe auxiliará a ter sucesso ou, se for o seu caso, a continuar aumentando as suas vendas.
1 – Layout
O Design da sua loja virtual, nada mais é do que o coração do seu negócio. Se o seu projeto possui um bom Template selecionado de acordo com as características de marca e ideologias do seu projeto, você já poderá começar com o pé direito.
Ainda não sabe como começar o seu E-commerce? Confira neste link uma forma simples e econômica de começar a sua loja virtual com o pé direito.
2 – Importância dos Banners em seu site
Pense na estética em geral como a vitrine da sua loja virtual. Especificamente nos banners da sua loja, é preciso ter obrigatoriamente produtos, ofertas e promoções em destaque que sejam interessantes e que chamem a atenção de seus clientes, sempre atualizado. Por isso, nada de apresentar a sua marca ou expor textos ou imagens ultrapassadas ou que levem o seu público a fugir da sua loja virtual.
Pensa comigo: por que utilizar o espaço nobre do seu site com informações da marca, destacando logo, se os seus clientes querem produtos, ofertas e promoções? Não faz sentido, certo? Você precisa causar interesse na sua audiência sobre um produto, promoção ou categoria, e essa é justamente a função dos banners que ficam no início da sua página.
Mas lembre-se de que não adianta nada você divulgar ofertas de frete grátis, ou algo do tipo, se, junto à elas, existem condições em letras miúdas ou duvidosas. Sempre fique atento com promoções possíveis de serem realizadas em datas sazonais, e trabalhe sempre com um ou mais produtos principais, ou seja, que você possa de fato realizar uma promoção bem interessante. Esse atrativo precisa ser permanente no seu negócio.
Evite ao máximo possível publicar banners com baixa qualidade e resolução, principalmente se você não for um Designer especialista. Deixe essa tarefa com os profissionais. Acredite, isso fará muita diferença na credibilidade da sua loja virtual. Contrate de forma esporádica banners novos para a sua loja virtual.
Saber utilizar os espaços do seu site de vendas é essencial. Principalmente quando estamos falando de novidades e promoções.
3 – Promoções e Ofertas
Colocar ofertas e promoções em destaque na sua loja virtual é muito importante e fundamental. Abuse principalmente das ofertas nos banners, e, se o seu projeto permitir, em áreas específicas do seu site, como cronômetro de ofertas, vitrines especiais com Mega Promoções, e demais categorias. Não desperdice esse espaço com informações secundárias que não despertem o interesse do seu público em comprar.
Quando alguém acessa o seu site, o principal interesse sempre é de consumir. Por isso, destacar promoções e ofertas é fundamental.
4 – Cupons de Desconto
Não há nada mais atrativo para um novo comprador do que oferecer a ele um Cupom de Desconto. Mas, você já deve ter reparado em algo: a maioria das lojas virtuais, mesmo oferecendo um cupom para primeira compra, fazem o máximo possível para ocultarem estes cupons do consumidor.
Em muitas situações, o usuário precisa solicitar este cupom via chat ou Whatsapp, ou mesmo vasculhar a internet atrás de um cupom perdido, e, por sorte, ainda válido e ativo.
Se eu fosse você, já destacaria sempre esse cupom de desconto para primeira compra (podendo ser algo entre 5% e 10% de desconto) em uma “área nobre” da sua loja virtual, seja em um campo, ou mesmo em um banner.
5 – Fotos do seu produto
É muito importante ter uma variedade de fotos do mesmo produto para que seus clientes possam analisá-lo de diversas formas e ângulos. Quando falamos em um negócio do segmento de moda, estamos tratando de um segmento onde a imagem é de extrema importância, ou seja, quase oferecendo aquela experiência de contato realista.
Portanto, as fotos dos produtos precisam ser muito bem trabalhadas, com alta qualidade, e precisam ter um contexto próprio e chamativo.
Assim, se algum cliente chegar na página de compra de um produto específico sem ter a certeza de que quer comprar, a variedade de fotos e vídeos, com certeza ajudará na decisão de compra.
6 – Informações sobre o produto
De uma forma geral, quando mais fotos, vídeos e informações sobre o produto, melhor. As pessoas tomam a iniciativa de buscar por um produto pela emoção e precisam de um motivo lógico para finalizar o ato de compra, principalmente se tratando de um acessório de Moda.
Por isso, é muito interessante criar conteúdo sobre o porquê dos seus clientes precisarem do seu produto, dizendo o que ele pode proporcionar.
Assim, fica mais fácil de levá-lo a comprar de você.
7 – Informações diversas da loja
Todo site de vendas digno do apresentável precisa ter páginas institucionais bem elaboradas, como quem somos, política de devolução, trocas e devoluções, entre outros.
São essas informações que vão passar mais credibilidade para o seu negócio, explicando detalhadamente o diferencial da sua empresa, como funciona a política de trocas e devoluções, dentre outros pontos muito importantes que o seu cliente tem direito de saber. Isso é muito importante, principalmente se o seu negócio é novo, e ainda não atingiu uma maturidade considerável e voa relevância.
Por esse motivo, é muito importante que, independentemente do nicho que o seu negócio atue, o seu site de vendas disponha de páginas com essas informações bem detalhadas.
No caso da página de quem somos, por exemplo, você pode, inclusive, produzir um vídeo com todas as informações da sua marca, incluindo uma breve apresentação, por exemplo. O texto muitas vezes não é lido pelos seus clientes, mesmo quando passam informações cruciais. O vídeo, neste caso, pode ser muito melhor e mais atrativo. Além disso, as pessoas se identificam mais, poupam tempo e percebem que existe uma pessoa por trás da marca, criando vínculo com a sua loja.
8 – Checkout
É muito importante que o seu checkout tenha poucas etapas, ou seja, que seja o já velho conhecido do lojista brasileiro, o “Checkout Transparente”. Quanto menos passos seu cliente tiver que percorrer para finalizar a compra, melhor.
Na hora de fechar a compra, qualquer objeção, por menor que seja, pode fazer o cliente desistir da compra, por isso, é importante que você realize sempre testes em sua própria loja, mesmo confiando em sua plataforma e projeto.
E, levando em conta que o seu cliente pode não estar tão animado com aquela compra, qualquer trabalho a mais que ele tenha pode desmotivá-lo e te fazer perder a venda.
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