
Como criar uma loja virtual no Instagram
O Instagram vem sendo uma bela alternativa as lojas que se encontram fechadas devido a pandemia de COVID-19. Quem usa a Internet, pode garantir boas vendas apesar da crise.
A rede social já está preparada aos clientes que desejam vender, com um Marketplace configurado. É útil principalmente para pequenos e médios negócios.
Confira a seguir as principais dicas que reunimos para você comerciante:
Tenha um perfil comercial com uma boa descrição
O primeiro passo para começar a vender no Instagram é ter uma conta comercial. Contas comerciais permitem analisar métricas como alcance das publicações, impressões, interações e visitas ao perfil.
Também é possível obter dados sobre o público que segue a página, incluindo localização, gênero, idade, faixa etária e demais informações que são precisas quando se encontram na plataforma. Donos de perfis business ainda tem a opção de promover posts.
Uma outra dica muito útil é buscar por links que agreguem as suas publicações: Uma dica muito útil é o Linktree.
Procure postar fotos e vídeos em seu perfil
O Instagram é uma rede social visual. Se você quiser vender na plataforma precisa ter isso em mente. Invista em fotos que sejam nítidas e com qualidade, fazendo com que o feed fique atrativo e aproveite os vídeos para explorar as características do produto, como acabamento e proporções.
Vale também explicar o modo de usar e vantagens da mercadoria e quando chegar a parte da legenda, você deve acrescentar detalhes como o preço e as condições de pagamento, como se é aceito o cartão de crédito, boleto bancário, etc.
Não deixe de usar hashtags
A hashtag é uma forma de indexar o seu conteúdo no Instagram. E quando esse recurso for bem utilizado, você irá conseguir atrair novos clientes através da otimização, mais conhecida nas páginas de pesquisa do Google por SEO.
Aproveite os stories
O Instagram Stories é uma ferramenta muito útil para gerar engajamento entre a marca e os seguidores. Segundo um levantamento da empresa Social Bakers, o uso de Stories de forma comercial cresceu 21% de 2018 a 2019.
A grande parte desse sucesso se deve ao formato dinâmico da ferramenta, que permite com que o consumidor se relacione mais diretamente ao cliente, interagindo diretamente.
Um outro ponto interessante e que você pode usar ao seu favor, é que se a sua conta tem mais de 10 mil seguidores, você pode colocar algum produto da sua loja aos stories.
Não deixe de responder as DMS
Um bom atendimento é fundamental para garantir a satisfação e a fidelização do consumidor. Por isso, lembre-se de checar a caixa de mensagens e responder os clientes com o máximo de agilidade possível.
Vale lembrar que, além de permitir um contato mais direto com o comprador, o espaço das mensagens diretas também suporta o envio de links, recurso estratégico para que o cliente possa ser direcionado diretamente a você.
Leia também: Riscos de se vender no Mercado Livre
Não dependa somente do Instagram para vender
Apesar das oportunidades, o Instagram deve ser tratado como mais uma das suas estratégias de Marketing Digital, e não o único canal de vendas. Nunca substitua a oportunidade de vender seus produtos em uma Rede Social, ou Marketplace, por exemplo, pelo seu próprio e-commerce. Você deve construir a sua própria loja virtual e mante-la como o centro de tudo.
Ainda não criou a sua loja virtual?
Se você ainda não deu o primeiro passo para montar o seu E-Commerce, convidamo-os a conhecer a Globe Commerce, onde possibilita você adquirir um layout profissional para o seu E-Commerce por valores que se iniciam em R$ 349,00, sem mensalidades. Além de tudo isso, você pode começar com uma loja virtual gratuita na plataforma de E-Commerce da Loja Integrada, clicando aqui.