
Como criar uma estrutura de Marketing Digital para pequenas empresas
A época do empreendedor que precisava fazer tudo sozinho já acabou. Hoje, a sinergia entre diferentes expertises é necessária e obrigatória para empresas de todos os portes e segmentos, mesmo para pequenos empreendedores, ou mesmo micro empresas.
Uma prova disso é a quantidade de soluções e serviços que precisam ser realizados e, mesmo empresas que mantém um departamento de marketing ou um profissional qualificado, não teriam condições de otimizar sites para SEO, elaborar o gerenciamento das redes sociais, criar posts, imagens personalizadas, ampliar a autoridade e reputação, medir tráfego, entro outras diversas atribuições.
Isso sem considerar que o empreendedor normalmente terá muitas dúvidas, entre elas quais serviços de Marketing Digital a empresa realmente precisa colocar em ação, quais são as prioridades, se é preciso participar ativamente de todas as redes sociais existentes, ou mesmo onde dá para economizar.
Conte com uma Consultoria de Marketing Digital para o seu pequeno negócio
De uma forma resumida, podemos considerar que a consultoria de marketing digital para pequenas empresas busca oferecer ao empreendedor um plano de ação completo e de comunicação para garantir a presença da empresa na Internet, nos principais canais da atualidade.
O que a maioria dos empreendedores não sabe é que essa estratégia envolve muitas áreas e atividades. Algumas necessitam de conhecimento bem específico do marketing digital, outras, de conhecimento abrangente, para poder garantir resultados mais amplos.
A primeira etapa da consultoria é o diagnóstico da empresa, para o consultor e sua equipe entenderem em que estágio de comunicação – e até do mercado, no qual a empresa está situada e o que já foi realizado.
Nesta etapa são analisados os produtos e serviços oferecidos; o público-alvo e mercado de atuação; a forma de atuação do departamento de vendas, atendimento a clientes e pós-vendas; e todos os demais variantes que podem influenciar nos resultados e objetivos da empresa.
Com isso, a consultoria de marketing digital conseguirá lhe auxiliar a identificar o cenário em que a empresa está inserida, seus problemas, necessidades e traçar estratégias de como enfrentá-los no dia-a-dia.
Os mitos do Marketing Digital
Desde a popularização da Internet, no final dos anos 1980, surgiram muitos especialistas “gurus” dizendo o que funciona e o não deve ser feito pelas empresas em suas estratégias de vendas. O problema é que muitas dessas dicas não levam em consideração as particularidades de cada negócio, de cada mercado, ou de cada nicho, mesmo dentro do mesmo mercado. Ou seja, entenda que não há uma receita ou fórmula de sucesso pronta, que funcione para todos os tipos de negócios.
Entre os principais mitos e crenças que costumamos identificar, destacamos estas abaixo:
1 – Pequenas e microempresas não precisam investir em Marketing Digital – Essa afirmação deixa muitas empresas à margem do mercado ou da pura sorte, sendo que com um pequeno investimento inicial é possível, inclusive, aumentar a autoridade e credibilidade da empresa ou produto, utilizando o marketing de conteúdo, por exemplo. Você nem mesmo precisa investir dinheiro inicialmente para começar a trabalhar com Marketing Digital. Nada lhe impede, por exemplo, de você mesmo começar a escrever seus próprios posts para o Instagram, de criar vídeos para o Tiktok, ou mesmo escrever conteúdos relevantes para o seu Blog. O importante é nunca cair na falácia de que não é preciso se preocupar com o seu marketing.
2 – “Meu produto ou serviço não precisa estar na internet” – A pandemia forçou empresas de todos os portes e segmentos a adotarem alguma forma de atuação digital, mesmo aqueles que torciam o nariz para a internet. A necessidade do momento mostrou que é praticamente indispensável uma estratégia de Marketing Digital para que lojistas pudessem continuar vendendo seus produtos e serviços. Tudo dá para vender online!
3 – “Essa estratégia de marketing digital jajá vai acabar” – A internet passou por algumas “bolhas”, fases e modismos, contudo, com o desenvolvimento dos aplicativos, e-commerce e redes sociais, as pessoas estão cada vez mais conectadas e mais digitalizadas. Compreende que o Marketing Digital sempre irá mudar e evoluir, e estará cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.
4 – Ter um site e redes sociais dão muito trabalho, e eu não tenho tempo para isso – Organização e disciplina são dois quesitos exigidos para empresas de qualquer porte, seja uma microempresa ou grandes grupos internacionais. Ter um site bem montado e indexado e atuar nas redes sociais de forma estratégica é ter a empresa aberta 24 horas por dia, durante o ano todo, para os consumidores e seus clientes. O site passou a ser o novo “cartão de visita”, há muito tempo. Se você quer ter o seu negócio, seja uma loja virtual, ou para venda de alimentos, delivery, serviços ou demais produtos, dê um jeito ao menos de colocar o seu site ou loja virtual no ar.
5 – Campanhas de Marketing Digital são caras – Esse é um dos maiores mitos e más interpretações que novos empreendedores costumam ter em mente. É importante ressaltar que, a nível de comparação com as mídias tradicionais, como TV aberta / paga, outdoor e revistas, o valor dos investimentos em ações digitais é infinitamente menor, e até mesmo mais eficientes, pois conseguimos medir os resultados de uma forma mais específica e detalhada. Os valores investidos em marketing digital deverão ser condizentes com a saúde financeira da empresa e a estratégia adotada.
Leia também: Como fazer Marketing Digital para pequenas empresas
Quais devem ser as prioridades das pequenas empresas
Muitos falam em SEO, Inbound Marketing, Redes Sociais, autoridade da marca, campanha por CPA ou CPC, entre outras siglas. E a empresa fica em dúvida sobre qual caminho seguir. Se escolhe o SEO, para dar relevância ao site nos mecanismos de busca, sabe que esse serviço isolado pode colocar a empresa na primeira página do Google em alguns termos, por exemplo. Mas será que apenas isso é o suficiente para gerar negócios e alcançar o público-alvo?
Para ter um plano de ação que garanta uma atuação estratégica em todas as direções necessárias, uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas vai analisar e, em conjunto com o empresário e sua equipe, irão determinar as suas prioridades. Para iniciar uma estratégia de Marketing Digital no seu negócio, que conduza às vendas e geração de leads, o primeiro passo que recomendamos é a consolidação da marca e de seu website ou loja virtual.
Vamos conferir abaixo algumas destas prioridades?
Prioridade #1: Criar uma marca com autoridade
Toda empresa tem uma personalidade e, geralmente, ela está refletida no propósito, no logotipo, cores escolhidas, tom de voz das comunicações, entre outros. Essas são as primeiras informações que o futuro cliente vai processar e registrar ao acessar o seu site, produto ou rede social, e ele será capaz de dizer em segundos se a empresa é o que ele busca como solução.
Leia também: Como conseguir backlinks de qualidade para a sua loja virtual
Prioridade #2 Um ótimo site que reflita o perfil da empresa
O website de uma empresa é o equivalente ao antigo catálogo de produtos e cartão de visitas, porém, com muito mais possibilidades de iniciar e fechar negócios. A usabilidade, que é o termo utilizado para demonstrar a facilidade com que os usuários lidam com uma ferramenta, é fundamental para o site de empresas de todos os tamanhos.
Para despertar interesse e conectar possíveis clientes com produtos e serviços, a experiência do usuário precisa ser positiva e atrativa, pois é a percepção e a resposta do usuário às ferramentas do site que refletirá na tomada de ação do seu cliente. Para isso, o site, tanto nas plataformas desktop e mobile, precisa ser amigável e intuitivo, facilitando, o máximo possível, o encontro das soluções oferecidas por você para os clientes.
Para a estratégia é muito importante a qualidade do site, pois as demais táticas utilizadas, como publicidade online, redes sociais, artigos de blog, landing pages ou e-mail marketing, vão conduzir o cliente ao site. É por isso que precisa seja otimizado e alimentado com conteúdos de qualidade.
Prioridade de Marketing Digital #3: Publicidade direta e paga
Muita gente pensa que, ao postar nas redes sociais, todos os seguidores terão acesso ao conteúdo. Mas, infelizmente, isso não é verdade. Somente uma pequena parcela dos seguidores vai recebê-lo organicamente, isto é, a rede social vai mostrar ou indicar sua publicação. Para os posts terem maior abrangência é necessário patrociná-los ou fazer publicidade.
A grande vantagem da publicidade em sites de buscas, como o Google e Bing, e nas redes sociais é que os resultados começam a aparecer rapidamente: seja para mais visitas no site, para baixar um e-book, responder um questionário ou seguir o perfil da empresa.
E, o marketing digital possibilita economizar investimentos. Se um anúncio não estiver correspondendo, é possível “pivotar”, ou seja, parar todo o processo e começar uma nova campanha. Você pode também investir realizando testes, com baixo orçamento, e ir aumentando conforme sua capacidade de investimento.
Prioridade de Marketing Digital #4: Análise de dados
Uma das maiores vantagens do Marketing Digital em comparação com outras mídias, é que tudo pode ser mensurado. Isso significa que as plataformas de anúncios das redes sociais e sites podem oferecer os dados e estatísticas para orientar todas as estratégias do plano de ação.
Com os dados em mãos, uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas e os empreendedores precisam ter a capacidade de análise desses indicadores, para mudar de rumo com agilidade e assertividade. Em alguns casos, podemos acrescentar outras prioridades, por exemplo: a manutenção de um blog para informar os clientes e aumentar a autoridade da empresa.
Integrando ferramentas
Uma consultoria sempre vai buscar uma abordagem integrativa, que combina esforços de marketing digital e marketing tradicional para produzir o mínimo desperdício de tempo e o máximo de resultados para o seu negócio.
A meta é unir a marca, redes sociais, website, publicidade, blogs, assessoria de imprensa e outras formas de publicidade de uma maneira que todas as ferramentas possam se beneficiar mutuamente. Desta forma, quando um consumidor vê isso acontecer, para ele, parece uma empresa moderna, financeiramente saudável e próspera.
Uma consultoria experiente sabe dos desafios que esse segmento de empreendimentos oferece e deve estar preparada para oferecer as melhores soluções.
Conclusão
Para que uma pequena empresa cresça consideravelmente, e atinja o patamar tão sonhado, o Marketing Digital torna-se praticamente indispensável. As empresas do futuro precisam ter presença digital a qualquer custo, e é isso que fará toda a diferença entre o sucesso e fracasso do seu negócio.